segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aikido - Duas décadas de treino




Parece que foi ontem...
Parece que foi ontem que o Marcelo, um amigo de faculdade, me sugeriu ler um livrinho amarelo chamado
Aikido, o caminho da sabedoria.
Minha vida a partir daí, mudou para sempre.
Ainda me vejo subindo as escadinhas da academia, curiosa para assistir um treino de uma arte da qual nunca havia ouvido falar...
Foi num dia 5 de novembro de 1992 que tudo começou...
De lá pra cá, muita coisa aconteceu...
Muitos embates foram travados. A maioria , eu comigo mesma...
Mas nada se compara à experiência de ter descoberto muito mais do que uma arte marcial, na qual se aprendem golpes, quedas e nomes em japonês.
Aikido é uma filosofia de vida, de alma...
Nunca pensei que fosse chegar tão longe... eu , que mal sabia rolar...
Nunca pensei que fosse me deparar com tantos aspectos do meu próprio ego... aspectos esses que só podem ser constatados no sagrado solo de um dojo.
As dificuldades foram imensas.
As vitórias, significativas, profundas e eternas.
O verdadeiro guerreiro caminha em paz, serena, silenciosa e sabiamente pela estrada da vida.
O verdadeiro guerreiro pondera, silencia e age quando tem que se manifestar.
Somente o Aikido pode propiciar ao buscador, respostas claras e sólidas que somente podem ser encontradas na ausência da guerra e na presença da harmonia, alicerce essencial do Aikido.
Aprendi a não lutar.
Aprendi a aceitar.
Aprendi a me conectar com o meu próximo.
A conexão é a chave para o livre caminho da energia.
20 anos se passaram. Cheios de magia, alegrias, dor, fracassos e a perene vitória que luto para conquistar todos os dias: a vitória sobre mim mesma.
Que venham mais 20 anos! Se a vida assim me permitir!
Domo Arigato gozaimashita!

2 comentários:

  1. Parabéns Erika!
    Cada dia é uma conquista e a persistência é a chave na busca pelo auto conhecimento.
    Masakatsu Agatsu Katsu Hayabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Julia, você como boa praticante de Aikido que é, sabe que somente através do treino diário e da busca incessante pelo controle do seu ego, é que se atinge o caminho perfeito!
      Agradeço pela participação!
      Domo arigato

      Excluir